Todas as postagens desse blog também estarão no Tumblr...
Siga-me: http://carlosferreira5.tumblr.com/

Provavelmente uma das primeiras experiências de audioblog, além do texto aos poucos
todos terão ao seu final um link para o SoundCloud com o texto narrado! Curtam!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rituais pra que?


Rituais pra que?

As civilizações tem grande parte da sua historia e de seus hábitos revelados pelos rituais que tinham, fossem religiosos, sociais, passagem de poder, de alimentação, colheita, integração e respeito à natureza, muitos deles permeando vários setores da vida. Curiosamente somente essa mesma historia foi e é capaz de produzir e explicar em certa medida os rituais, os "vivos" e os pouco praticados, quase esquecidos. Os rituais, ou pelo menos grande parte deles, existem grosso modo para dar relevância ou em alguns casos até justificativa divina para certos fatos, dão a esses fatos uma escala de valores, um momento da vida dos envolvidos com cores mais vivas, trazem em si um marco, fazendo-nos compreender a posteriori quais eram os valores e as relações sociais de uma determinada civilização ou nação. Vejo hoje que em algumas culturas os rituais praticamente são a própria cultura, a perda de alguns rituais de alguma forma também representa um esmaecimento da existência dessa mesma cultura, vemos isso notadamente entre as novas gerações de japoneses, que não dão valor ou não veem sentido em muitos rituais de sua terra natal, preferindo se ocidentalizar, em algumas localidades se comemora até o Natal como se fossem cristãos.
Os rituais de uma forma ampla dão identidade a um povo, pois dizem muito dos valores e forma de ver a vida, o mundo e a si mesmos, como indivíduos e como nação. Na minha historia pessoal sempre fui muito arredio a rituais, sempre vi como uma forma de controle e padronização social, de a sociedade nos encaixar num padrão, nos classificar; mas confesso que como ser social, que precisa dos outros pra viver, sinto falta dos rituais pra me sentir um ingrediente desse caldeirão chamado sociedade!


2 comentários:

  1. Todos temos nossos rituais mesmo que pequenos. O ritual do banho, do sono, das buscas. Isso não é aprisionamento, é um prolongamento de nós mesmos para dentro de nosso próprio universo pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quanto aos rituais pessoais, o que me referi foram os rituais sociais.

      Excluir

Estou ávido por saber seus pensamentos!!